AS ARMAS DO KUNG FU

São várias as armas que podem ser utilizadas pelos praticantes de kung fu. Há armas para golpear, cortar, esmagar e apunhalar o adversário – e se forem bem usadas podem até mesmo matar.

No kung fu as armas são consideradas uma extensão natural do corpo e são tão importantes como suas armas naturais – pernas e mãos. De qualquer maneira, um atleta de kung fu só pode praticar com arma quando possuir uma certa habilidade com as mãos.

 

Bastão – é considerada a mais importante arma do kung fu. Este instrumento é fundamental para a defesa e pode ser de cera branca, madeira e até mesmo de ferro. Os praticantes só podem erguer o bastão até a altura da sobrancelha. Muitas vezes os atletas colocam pontos de metal no bastão para aumentar o peso do mesmo.


Lança – é a principal arma longa do kung fu. Os praticantes precisam ser flexíveis e ágeis para saltar e dar cambalhotas com a lança na mão. Os golpes focam os pontos vitais do adversário.


Facão – as técnicas do facão incluem cortar, bloquear, empurrar, bater e perfurar o adversário.



Espada Imperial – também conhecida por espada reta, inclui técnicas que buscam girar, erguer, saltar, cortar e principalmente bater no adversário.

San Tie Kan – conta a lenda que esta arma foi criada por um imperador chinês. Durante uma batalha seu bastão acabou quebrando em três pedaços. Mesmo assim o imperador continuou lutando e venceu a batalha. O San Tie Kan atual é feito por três cabos que são ligados por uma corrente.

Além destas, outras armas são usadas pelos praticantes de kung fu como: cudgel, broadsword, forquilha do tigre, faca da borboleta, chicote de nove seções, dardo, tridente de nove dragões, chicote de aço e gancho.