ESTILOS SULISTAS

Embora a diversidade de estilos do sul seja relativamente grande, todos eles respondem a uma origem comum. Eles foram o resultado do desenvolvimento das artes marciais no templo de Shao Lin do Sul, conhecido como Shao Lin dos Nove Lótus de Fu Jian.

De acordo com dados históricos, o Shao Lin do sul ou templo de Shao Lin dos Nove Lótus de Fu Jian, surgiu por volta do século V de nossa era. Nesta época, para a conquista da cidade de Luo Yang na província de Si Chuang, no centro sul da china, o segundo imperador da dinastia Tang, Tai Zong ou Li Shi Min como também era conhecido, precisou da ajuda dos monges guerreiros de Shao Lin do norte (Song Shan) em contendas bélicas contra os remanescentes da dinastia Sui. Foram enviados treze monges guerreiros do Shao Lin de Song Shan, da província de He Nan para participar na captura de Wang Shi Chong rei da dinastia Sui.
A atuação dos treze monges foi um fator decisivo para a vitória de Tai Zong. Como resultado destes atos heróicos, o imperador deu grande apoio ao templo de Shao Lin entregando terras e recrutando cerca de 500 monges para serviços imperiais. Estes monges, inicialmente ajudaram no controle de invasões nos portos de Fu Jian por piratas japoneses e posteriormente foram incumbidos da construção de um novo templo nesta província, denominado Shao Lin dos Nove Lótus, mais conhecido na história como Shao Lin do Sul.

"O Norte Chuta e o Sul Soca"

Os métodos e estilos de luta do norte se caracterizaram por movimentos amplos com ênfase nos chutes e saltos, enquanto que os estilos de Shao Lin do sul se caracterizaram por movimentos mais curtos dando mais ênfase ao uso dos cotovelos e socos. Por isto, se usa a frase: “o norte chuta e o sul soca”.
 

Sulista

Picture No ano 1674, Kang Xi, segundo imperador da dinastia Qing, enviou mais de 3000 soldados com o objetivo de eliminar todos os monges de Shao Lin do sul e queimar seu templo. O templo de Fu Jian tinha se convertido no refúgio dos defensores do restabelecimento da dinastia Ming e se negavam a participar em ações que apoiassem o império Qing. Este, entre outros fatos históricos, induziu a posição de Kang Xi contra os monges guerreiros de Fu Jian.
Neste conturbado período histórico, o Templo de Shao Lin de Song Shan na província de He Nan foi poupado, mas as práticas marciais foram proibidas dentro e fora do templo.

De acordo com a lenda, ao massacre do templo de Shao Lin do sul sobreviveram apenas cinco mestres que escaparam a duras penas, fugindo para o sul, especificamente para a província de Guang Dong. Este acontecimento marcou o surgimento dos estilos do Sul e o aparecimento de sociedades secretas (tríades) San He Hui especialmente a sociedade Tian Di Hui (sociedade do céu e da terra) que advogavam a destruição da dinastia Qing e a volta da dinastia Ming.
Assim, os estilos do sul, todos originados de um tronco comum, mantêm princípios básicos que os caracterizam:

  • Posturas firmes e pontes sólidas.
  • Guardas fechadas e ombros baixos.
  • Coluna Cervical reta e Tórax arqueado
  • Aprofundar o Qi para preencher o abdome
  • As seis combinações e três impulsos
  • A força nasce do quadril
  • Emitir sons junto com os movimentos.
LONG SHEN CHUEN/ LONG QUAN / PUNHOS DO DRAGÃO


O Dragão é um animal mistico com poderes incríveis sobre o céu e a terra. É conhecido por suas formas de ataques e defesas fechadas e pegadas muito perigosas e destrutivas, como ataques ao joelho, tornozelo, juntas e cotovelo. Os movimentos são longos, contínuos e coerentes.  


A origem deste estilo enigmático é freqüentemente questionado, muitos estudiosos dizem que oestilo teve origem nos anos 1750 - 1800 e foi desenvolvido pelo monge Budista tailandês - Yuk.
Durante um festival  chamado Yue Shen, para qual vinha lutadores de Kung Fu de toda a China, Yuk conheceu  Lan Yiu Kwai que fazia demonstrações neste festival. Yuk lhe diisse que o seu Kung Fu era bonito mas não tinha uso pratico. A Monja Lan ao ouvir  isso ordenou que 11 estudantes o atacassem, mas os mesmos não foram capazes nem de tocar Yuk.

Monge Budista Tai Yuk Sin Si do Templo Wah Sa Toi, um dos primeiros monges á ensinar leigos (não-monges) o estilo do Dragão.

Monge Budista Tai Yuk Sin Si do Templo Wah Sa Toi, um dos primeiros monges á ensinar leigos (não-monges) o estilo do Dragão.


Impressionada ela própria o ataca e ordenou também que seus estudantes atacassem novamente. Mas desta vez Yuk derruba todos os estudantes menos Lan. Diante desta pura demonstração de Kung Fu a monja Lan cai ao pé de Yuk e pede que a aceite como discípulo.
Yuk aceitou e começou a ensinar a Monja que se tornou um dos "5 tigres de Cantão" e Yuk ficou conhecido como um Mestre de Dragão. Este estilo é conhecido por defesas e ataques fechados e "Mok Kiu" (entrelaçar os braços). Possui cinco formas  que mostram o poder do Dragão, que são conhecidas como: NGAN (olhos), SUN, (mente), SAU ( palma), YIU (cintura), MA (posição de cavalo).
O praticante precisa dominar estas cinco formas que correpondem externamente  a Oração, Ar, Fogo, Água e Terra e internamente ínicio, espirito, respiração(Chi), fluência e estabilidade interior.
Quando o praticante domina estas cinco formas associadas externa e internamente ele está apto a perceber o poder do Dragão.

O Kung Fu, estilo Dragão, ensina aos praticantes a tirar a energia a partir da cintura e manifestá-la por meio de suas mãos e pés, porque não depende do tamanho da pessoa ou peso. É um estilo eficaz também para mulheres como forma de defesa pessoal. Uma das marcas desse estilo é o conceito de que a energia do corpo é mais eficiente quando usada em espiral, como um dragão que se encolhe e desenrola para que os movimentos estejam interligados, provocando um fluxo contínuo de energia, possibilitando a liberação de uma energia interna para uma explosão externa, intensificando o poder dos golpes do dragão, sendo eficaz na autodefesa, uma vez que as mãos e os pés estão em constante movimento, sem deixar aberturas ou portas para o adversário. O estilo Dragão é famoso por suas técnicas manuais, nas quais são utilizadas em alta velocidade as técnicas de mão e braço, usando socos, ganchos, batidas com as palmas, garras, blocos com o antebraço e cotoveladas, combinados com os movimentos do corpo em espiral por meio de ataques em cadeia, liberando toda a energia do corpo projetada contra o adversário.
O praticante do estilo Dragão deve ter flexibilidade nos ombros e punhos, o peito côncavo utilizado para proteger o corpo e abrindo para liberar uma força de impulso, em conjunto com uma ação global de todo o corpo executando muitos golpes com os antebraços como se eles fossem um martelo. Por isso, deve-se praticar muito em boneco de madeira e outros materiais que preparem os antebraços para serem fortes e destruírem (filosofia de dragão) tanto no ataque como na defesa, sendo excelente para abrir a guarda dos adversários.
Os cotovelos sempre retornam na posição de proteção das costelas, tornando mais fácil os bloqueios dos golpes de ataque. No ataque utilizam golpes em sequência, onde uma mão e o antebraço são utilizados de forma que quando uma está no ataque a outra já está pronta para dar sequência ao golpe, não permitindo, por meio da posição fechada da postura, levar contragolpes.
Nas técnicas de deslocamentos dos pés, utiliza a forma de Pek Pou. O praticante desloca a perna da frente a qual é acompanhada pela de trás, pressionando o adversário com uma aproximação rápida. Também utiliza a forma Ziguezague, com deslocamentos laterais para esquivar de golpes e contra golpear, surpreendendo o oponente por vários ângulos, com golpes fortes e velozes, que combinam técnicas macias e duras que pressionam o oponente com um ataque em cadeia até que ele reconheça a derrota, utilizando a filosofia do Yin e Yang na arte de lutar Kung Fu (Yin sendo o movimento negativo que é utilizado para desviar a atenção ou abrir a guarda do adversário, para que no segundo momento entre o movimento Yang, o movimento positivo que atingirá o oponente com força total).
Este estilo é conhecido por defesas e ataques fechados e pelo famoso "Mok Kiu" (entrelaçar os braços), movimento imortalizado na atualidade no golpe "Hadouken" dos personagems Ryu Hoshi e Ken Masters nos jogos de video game da série "Street Fighter".
Os segredos do poder e força do estilo Dragão estão nos cinco elementos externos e nos cinco internos. Os cinco elementos externos são: Ngan (olhos), Sun (mente), Sou (mão), Yiu (quadril/cintura) e Ma (postura de cavalo). Os cinco elementos internos são: Sun (espírito), Yee (propósito), Ghi (desempenho), Chi (força interna) e Gink (força externa), em combinação com a respiração que imita o som do dragão que é emitido durante o movimento concentrado, liberando a energia para obter o máximo de força interna e externa, cuja inspiração é silenciosa e a expiração realizada em maior parte pelo nariz e uma pequena parte pela boca (semiaberta), com ênfase na contração abdominal.
Quando o praticante domina estes elementos, ele está apto a perceber e receber o incrivel poder do Dragão.

Principais Técnicas de Dragão no estilo Shaolin Sul e Norte: Shaolin Long Quan (Dragão de Shaolin), Siulam Lung Kuen (Dragão do Sul), Lung Ying Jing Chun (Punhos na Forma do Dragão Classico), Lung Ji Mo Kiu (Dragão se Esfregando na Ponte), Qing Long Tan Hai (Dragão Azul Explorando o Mar), Long Bai Wei (Dragão Balança a Cauda), Fen Hong Long (Dragão Vermelho Irado), Lu Long Quan (Punhos do Dragão Verde), Long Qi Tian (Dragão Subindo aos Céus), Fei Long Quan (Dragão Voador), Lao Long Quan (Punhos do Dragão Antigo), Yun Bai Long (Dragão Branco nas Nuvens), Yi Bai Ling Ba Long Quan (Punhos dos 108 Dragões), Shen Long Quan (Dragão Sagrado), Hei Long Quan (Punhos do Dragão Negro).

Long Xing Quan - Punho do Dragão do Sul


龙形拳 Long Xing Quan ou Lung Yin Quan foi difundido pelo Mestre Lam Yiu Gwai, estilo do dragão do sul é o único sistema de artes marciais chinesa que tem como modelo um animal místico.

Enquanto outros estilos desenvolvidos que imitavam os movimentos dos animais por exemplo: pássaros e insetos, estilo do dragão foi desenvolvido a partir da compreensão, a essência e o simbolismo que estas criaturas impressionantes e imensamente poderosas representavam.

Estilo do dragão é uma arte marcial extremamente simples e eficiente, incorporando uma grande variedade de chutes, rasteiras, imobilizações, bloqueios e quedas. No entanto também tem um devastador poder "interno".

Tradição oral

As raízes do estilo do dragão kung fu pode ser rastreada até o templo Haushoutai na montanha Loufwushan segundo a tradição oral,  Os dragões chineses de são como seres vivificantes que circulavam os céus e que possuía uma qualidade semelhante a "deuses" que era digno de reverência e adoração. Durante o Império Celestial era o emblema da família imperial, conhecido como o "Filho do Céu", muitas vezes referido como o "Rei Dragão". Dragões também simbolizavam a terra e a água, e era o protetor sagaz da terra, apesar do fato de que eles também representaram o poder destrutivo da natureza. Acima de tudo o dragão representa o poder fertilizante de chuva como as gotas contínuas de chuva podem nutrir o crescimento e a saúde, por outro lado também podem trazer devastação como acontece com os movimentos dentro do estilo do dragão kung fu.

Os budistas Ch'an no monastério de Shaolin entendiam que os dragões eram muito mais do que os portadores de  sinal de chuva ou felicidades. Eles acreditavam que eles sejam uma manifestação cósmica que significou a momentânea visão indescritível da verdade iluminado, eventualmente, e de repente percebeu por um mestre Ch'an. Para os taoístas, o dragão sintetizou o próprio Tao, uma força de todos os consumidores que podem de repente se revelar a nós apenas para desaparecer instantaneamente novamente para o ethos.

Estilo Dragão foi ensinado a seus monges dentro do templo para melhorar suas habilidades de luta superiores, espírito e desenvolvimento interno. Um desses professores era um monge que era conhecido como Hai-Fung (após o lugar de onde ele era) e também como Gao Xiong-Wen, (que significa rio e em reta). Outro monge, Da Yu (também conhecido como Tai Yuk), também veio do templo e sul era proficiente em habilidades de boxe. Outro professor no templo era um taoísta chamado Wong Lee Kiu.

Um homem chamado Lam Qing Yuen do Potau-Cun que fundou o conselho de Guangdong aprendeu kung fu com esses monges, bem como a partir do abade Guang Jin do Templo Shaolin do Shaoshu Montanha (província de Fujian). Mais tarde ele foi direcionado para o mosteiro taoísta em Haushoutai na Montanha Loufwushan pelo chefe Yuen Miu do Templo Taoísta em Huezhou através de uma carta convite. ele foi derrotado em combate amigável por um aluno do abade Da Yu e ver como ele ainda tinha muito a entender, pediu para aprender sob a instrução de Da Yu.

林耀桂 Lin Yaoqui ( Lam Yiu Gwai )

Lam Yiu Gwai (1876 - 1966) começou a aprender kung-fu em uma idade muito jovem, de seu pai e avô. Ele progrediu rapidamente, e no início da adolescência foi capaz de vencer homens adultos. Pensou-se muito realizado, no entanto seu pai preocupado que sua capacidade física tinha crescido mais rápido do que o seu refinamento emocional e iria levar a problemas.

Com a idade de dezesseis anos, ele começou sua própria escola no leste do rio e continuou ensinado da forma como aprendeu com vários mestres. Infelizmente seus mestres faleceram antes de ter concluído a sua formação. Mais tarde ele começou a ensinar os alunos de um vilarejo abaixo de Loufwushan, a pedido dos moradores locais ele concordou em fazer uma performance em frente ao templo local. Coincidentemente, um aluno do abade Da Yu apareceu por la e vendo que seu estilo de kung fu era semelhante convidou Lam Yiu Kwai a voltar para Haushoutai para treinar Da Yu. Lembrando que seu pai também aprendeu suas habilidades de Haushoutai, ele decidiu seguir os ensinamentos do abade da localidade.

Quando ele chegou, um abade chamado Gao Xiong-Wen ficou impressionado com o seu desejo de aprender e melhorar a si mesmo então ele decidiu testar Lam Yiu Gwai, fazendo-o demonstrar suas habilidades em combate amigável com alguns outros alunos. Inicialmente ele derrotou um estudante chamado Ma-Chen Jie, mas quando Gao Xiong Wen testou pessoalmente Lam Yiu Gwai foi incapaz de defender-se contra as habilidades  do abade.

Vendo que ele não era páreo para o abade, Lam Yiu Gwai perguntou como ele foi capaz de vencê-lo tão facilmente. Gao Xiong-Wen e Yu Da foram tocados por sua sinceridade e concordou em levá-lo como aluno e ensinar-lhe os segredos das técnicas de Hauquan-Xiaoma do estilo Dragão. Como estudante de Haushoutai, muitas vezes ele foi até as montanhas com seu mestre como um meio para apanhar ervas, estudar suas características e aprender fisioterapia chinês. Com o tempo, ele também se tornou um mestre nesta área.

O filho de Lam Yiu Kwai Lam Woong Gong Quando Lam Yiu Gwai retornou à sua aldeia, ele tinha integrado tudo o que ele aprendeu e foi capaz de demonstrar estilo dragão kung fu a um nível muito alto. Ele começou a ensinar, se casou e teve vários filhos. No início dos anos 1920, Lam Yiu Gwai foi para a cidade de Guangzhou onde ele tinha ouvido falar que havia uma necessidade de professores de artes marciais. Ele convocou alguns estudantes avançados do estilo Dragão para ajudá-lo (Ma Chai, Lam Woong Gong (seu filho), e Tsoi Yiu Cheung).

Em 1947, um torneio de artes marciais foi realizada em Guangzhou. Um jornal local tinha um extrato dedicado ao fundo do Lam Yiu Gwai e deu-lhe o apelido de "Dongjiang-Laohu" (O tigre do rio leste). No entanto, Lam Yiu Gwai não era um homem que gostava de lutar, mas a fim de obter um maior nível de artes marciais que ele estava disposto a participar em "sparring amigável" só que não havia ninguém que pudesse vencê-lo!

O mais famoso dos professores Guangzhou naquela época eram Lin Yum Tong (estilo Mok-Gar), Lam Yiu Gwai (Dragão ) e Cheung Li Chen (Pak-Mei). Lin Yum Tong apresentou Lam Yiu Gwai ao General Lee Yum-Chu que o contratou como chefe o professor de artes marciais para os soldados no exército. Com o tempo, por respeito para com a incrível capacidade desses três professores, eles conhecidos como os "Três tigres do Rio Leste". Lam Yiu Gwai continuou a ensinar e morreu em 1966 na idade de 90 anos.

Lam Yiu Gwai é visto como o grande mestre do estilo do dragão do sul. Este sistema de combate único é composto por Hakka Kuen, (o estilo do avô de Lam e seu Pai),  Shaolin (seus professores de Wah Sa Tsoi) e formas taoístas (de Wong Lee Giu). Lam Yui Gwai manteve os formulários que ele aprendeu com seus professores intacto, mas ele também criou novos conjuntos que misturam todos os conceitos e princípios de seus antigos estudos.

Princípios do estilo do dragão

Estilo do dragão é um estilo de luta simples e compacto que incorpora uma ampla variedade de chutes altamente eficazes, rasteiras e ataques rápidos. Escondido dentro de seus movimentos fortes "externos" tem também uma força mais suave, "interno", que permite a sensibilidade, força explosiva e agilidade. Quando em uso, estilo do dragão personifica a essência de um dragão chinês, de modo que - quando você ataca você é como o vento, quando você defender você é como uma nuvem, quando você parar de você é como o ferro, que avança como um tigre e faz você se retirar como um gato.

As posturas no estilo Dragão são rápidas e contínuas, controlando o adversário desde o momento em que ele se move para atacá-lo. O corpo deve manter um "dragão-como 'forma, treinando os punhos, ombros, cintura, bem como outras áreas comuns. Os movimentos são rápidos e fluindo com cada greve bater seu alvo, como o praticante "aguarda o ataque, defende o ataque, desvia o ataque e persegue com outro ataque." Em uma base altamente flexível de trabalho de perna dinâmica, física e sensivelmente mental com batidas poderosas, o praticante tem um arsenal ilimitado à sua disposição, que pode se adaptar a qualquer situação. Como ele aprende a concentrar sua Chen (poder mental) com a técnica, a sua mente e intenção se tornar um.

Estilo Dragão é um sistema de combate completo, que é altamente eficaz e prático. Na sua prática, o estilo do dragão também ajuda a desenvolver o aluno mentalmente, ética, física e emocionalmente, mantendo a mente e o corpo jovem, flexível e forte.

O lema do estilo Dragão

"Controle-se, deixe que os outros façam o que quiserem. 
Isso não significa que você é fraco. 
Controle o seu coração, obedecer aos princípios da vida. 
Isso não significa que os outros são mais fortes. "

Códigos do estilo dragão

  • As sementes foram plantadas primeiro de Haufeng
  • A essência foi adquirida mais tarde em Haushou
  • Retrair de si mesmo e de rendimento para os outros, não porque é fraco
  • Mas, para manter o Tao ético e deixar que os outros têm a sua reivindicação


Wu De - ética moral do estilo.

  1. Concentre-se para aprender e condicionar o corpo. Uma pessoa não deve ter qualquer ato de preguiça.
  2. Seja justo ao defender sua honra. Uma pessoa não deve ter qualquer ato de hipocrisia.
  3. Respeite seus pais, honrar seu professor. Uma pessoa não deve ter qualquer ato de desafio.
  4. Trate os outros com honestidade, tratar seus amigos com lealdade. Uma pessoa não deve ter qualquer ato de arrogância.

     Formas do dragão do Sul :

Mãos Nuas

  • 十六动 - Shi Liu Dong (Sap lok dong) - 16 movimentos.
  • Chat sik san sao
  • 三通过桥 - San Tong Guo Qiao (Sam Tung Gor Kiu ) - 3 formas de superar a ponte.
  • 猛虎跳墙 - Meng Hu Tiao Qiang ( Mang Fu Tiu Cheung ) - tigres ferozes pulando em cima do muro.
  • Dan bin gow jiu
  • Bo bo toi
  • Bik bo soi kiu
  • Long ying mor kiu
  • Sei moon chai
  • Dok sei toe hey
  • 碎桥 - Sui Qiao - Destruir pontes.
  • 鷹爪 - Ying Zhao (Ying Jow ) - Garra de águia.
  • 梅花拳 - Mei Hua Quan ( Mui Fa Kuen ) - punho flor ameixa.
  • Mm ma gwai cho
  • Long ying doi cha

 Armas simples:

  • 羅漢刀 - Luohan Dao - facão luohan
  • Tai po gim ( espada reta)
  • 十八點棍 Shi Ba Dian Gun - bastão 18 pontos.
  • 四门单刀 Si Men Dan Dao ( Sei Moon Do )  -  Facão 4 portais
  • Miu fra cheung ( Lança )
  • Hakka ti yiu ( Bastão )
  • Sei moon tiu da ( Bastão)
  • 四門板凳 - Si Men Bandeng - forma do banco.
  • Yee yan chak gwan ( combate combinado de bastão )
  • 蝴蝶双刀 - Hu Die Shuang Dao (Wu Dip Seng Do)  - espadas borboleta
  • 黃龍穿心棍 - Huang Long Chuan Xin Gun ( Wong Long Choon Sum Gwan ) - bastão longo - dragão penetrando o coração
  • 苗家大耙 - Miao Jia Ba Da - Tridente longo da familia Miao.
  • 春秋大刀 - Chun Qiu Da Dao ( Chun Chau Dai Kwan-Do )  - Guan dao primavera e outono.

Luta combinada:

四門板凳對雙刀 - Si Men Bandeng Dui Shuang Dao - combinado de banco vs punhal duplo.
鐵尺對鉚針 - Tie chi dui liu zhen - bastão vs "sai" duplo

 

FONTES:

 www.portaldekungfu.com

Nampai Kung Fu

IBAMC


Horários