Kung Fu em Avatar

07/06/2013 12:50

Avatar: The Last Airbender– na tradução em português, “Avatar: A Lenda de Aang” é uma série animada da Nickelodeon criada por Michael Dante Martino e Bryan Konietzko, tendo tanto a agilidade de sua narrativa quanto o próprio estilo do desenho muito similar aos animes japoneses.

A história se passa num mundo dividido em quatro nações, cada uma representando um dos quatro elementos – água, ar, fogo e terra. Algumas pessoas dessas nações possuem poderes sobre seus elementos representativos, sendo chamados de “dobradores”; algo que pode ser considerado uma mistura entre magia elemental e artes marciais.

As artes marciais chinesas estão sobremaneira presentes na história. Cada uma das dobraduras dos quatro elementos utiliza diversos tipos de estilos de luta, cada uma traduzindo a personalidade da nação e do povo ao qual pertencem.

A dobradura da água baseia-se no Tai Chi, uma arte marcial chinesa criada no século XVII, que tem como fundamento movimentos lentos combinados com explosões de energia (“fa jing”). O Tai Chi busca seus princípios no taoísmo (quem já viu o filme Tai Chi de Jet Li sabe do que eu estou falando), procurando nunca utilizar ataques, apenas usando a energia do oponente contra ele mesmo. É uma técnica que procura desenvolver a energia interna (o velho ‘ki” que a gente vê em Dragonball ou o “chi” como falam os chineses).

Uma outra coisa interessante é a relação com a Lua que os dobradores de água têm: os antigos chineses diziam que o melhor momento para desenvolver o “chi” era durante a noite, de forma a manter um melhor contato com a natureza e o ambiente ameno, o que de certa forma foi trazido pelo anime.



Os dobradores de terra lutam com base no Hung Gar que é um estilo que se baseia em cinco animais: tigre, garça, dragão, leopardo e serpente. Essa forma de Kung-fu externo (que usa a força bruta) é do ramo dos estilos do Shaolin do Sul, que utilizam bases firmes (por isso é que Toph insistiu tanto na base quando Aang vai aprender a dobrar de terra) e muitas espécies de ataques de mão, sendo um estilo muito popular na China por ter sido utilizado por Wong Fei Hung (quem viu The Drunken Master, com Jackie Chan, sabe do que eu estou falando), um dos heróis durante o período da resistência por conta dos tratados desiguais contra as potências estrangeiras.

O estilo dos dobradores de ar é o Ba Gua,que tem como fundamento movimentos circulares, abrindo a guarda do oponente para poder atacar. É um Kung-fu que utiliza energia interna, assim como o Tai Chi, buscando usar a força do inimigo contra si. Daí a utilização quase constante de Aang da dobradura de ar para evadir dos ataques inimigos, uma vez que o Ba Gua tem excelentes técnicas defensivas.

O último estilo colocado no anime é o do Shaolin do Norte, um estilo originário do Templo Shaolin, sendo uma das formas de Kung-fu mais completas, por envolver várias técnicas de chutes e socos, geralmente, muito rápidos. Esse estilo não foi utilizado na sua forma pura no anime, sendo mesclado com diversas características de Wushu (um esporte muito popular na China, que usa movimentos rápidos e sem força, com finalidade meramente demonstrativa – como aquele chute da Azula na abertura do anime). Esse esporte tem como melhor representante Jet Li, que foi tetracampeão chinês no início de sua carreira.

 

Quem quiser saber mais sobre o desenho Visite: MUNDO AVATAR

—————

Voltar